Corrida aos Fornos da Broa na Aldeia de Miro

Corrida aos Fornos da Broa na Aldeia de Miro

A aldeia de Miro, no Concelho de Penacova, preserva ainda nas casas da população que habitam esta terra os fornos de cozer a tradicional broa triga milha.

 A broa, produto valorizado pela população local, é ainda concebida de forma tradicional, onde as senhoras da aldeia, a amassam com farinha de trigo e milho, levam a massa a levedar e posteriormente levam o lume ao forno a lenha, onde a broa vai ser cozida.

 O programa “Corrida aos Fornos da Broa na Aldeia de Miro”, leva os participantes ao encontro deste saber-fazer local, onde têm a oportunidade de se distribuírem em grupos, e na aldeia de Miro, devidamente acompanhados, visitarem os vários fornos da broa, pertencentes aos habitantes da aldeia. Não se trata portanto de uma corrida, mas sim de uma visita aos diferentes fornos para conhecer e visualizar o seu modo de trabalhar.

Nos fornos da aldeia, os participantes vão ter o contacto com este saber local, e vão colocar como se costuma dizer “a mão na massa”. Vão realizar portanto um workshop da broa, amassar a farinha de trigo e milho, levar a massa a levedar, e de seguida colocar a broa no forno.

Após a broa bem cozida, os participantes vão tirá-la do forno, altura em que têm a possibilidade de adquirir o que eles próprios confeccionaram, junto dos habitantes locais.

O período da tarde será composto por uma animação cultural que sem dúvida enriquecerá a tarde. Haverá ainda lugar para uma exposição de produtos endógenos, concebidos em Miro, sob o lema “Miro muito mais que um lugar”, e entre eles o participante pode adquirir, mel com aromas, flor de sal, bolachinhas caseiras, chá, compotas, licores, entre muitos outros.

COMO FAÇO A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA?

 A inscrição no programa deve ser realizada para turismo@gssdcrmiro.pt, com indicação de um nome e número de telemóvel. A 20 dias da data do programa.    


2019-03-26 15:20:23

Copyright Hexasolutions © All Right Reserved Portugal Tradicional