Rota dos Moinhos de Vento

Rota dos Moinhos de Vento

O Concelho de Penacova, possui actualmente um dos maiores núcleos monológicos do país, podendo ser visitados nos lugares de Atalhada, Aveleira, Roxo e Paradela de Lorvão, Gavinhos e Portela de Oliveira.

 Estes engenhos localizados a grande altitude e em zonas ventosas, movidos pelo vento, transformavam os cereais em farinha e eram vistos como uma fonte de rendimento e de subsistência para a população local.

 Hoje, poucos são aqueles que laboram. Alguns foram reconstruidos com o objectivo de criar no seu interior, turismo de habitação.

No entanto, é possível visitá-los e observar o trabalho do moleiro, nomeadamente no Núcleo Monológico de Gavinhos, Freguesia de Figueira de Lorvão.

De forma a valorizar este património, foi criado pelo Município de Penacova, na Portela de Oliveira e já no perímetro florestal da Serra do Buçaco, o Núcleo do Museu Moinho Vitorino Nemésio.
Aqui é possível visitar todo o património ligado aos moinhos de vento e às azenhas, conhecer a sua história e preservar o saber- fazer daqueles que são conhecidos como os moleiros.

O programa “Rota dos Moinhos”, leva o visitante a passar pelos vários núcleos de moinhos de vento espalhados pelo Concelho de Penacova, visitando alguns deles e observando, dependendo da altura do ano, o trabalho do moleiro. A visita ao Núcleo do Museu Moinho Vitorino Nemésio está também integrada no programa.

COMO FAÇO A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA?

 A inscrição no programa deve ser realizada para turismo@gssdcrmiro.pt, com indicação de um nome e número de telemóvel. A 20 dias da data do programa.   

2019-03-25 15:16:06

Copyright Hexasolutions © All Right Reserved Portugal Tradicional